Fran Gralow
Please post messages of condolences to Fran Gralow in the comments section below.
Por favor, publique mensagens de condolências a Fran Gralow na secção de comentários abaixo.
Por favor, publique mensagens de condolências a Fran Gralow na secção de comentários abaixo.
Alguns sabem que a minha esposa a Audrey, olhando no estado fraco da nossa irmã e colega Fran, sintiu o impulso do Senhor a acompanhá-a para os EUA para que a Fran pudesse receber cuidados avançados do oncologista que a tinha acompanhado nos 9-10 anos desde a primeira aparência do cancro linfoma.
ReplyDeleteFoi uma viagem excepcionalmente difícil devido ao estado da saúde da irmã e vários transtornos que interpretamos como guerra espiritual, mas, chegaram a Memphis Tennessee à noite do 25/9. Era uma bênção a Fran voltar à casa da sua irmã. No próximo dia conseguiram a consulta pre-marcada com o oncologista, outra bênção porque a Fran tinha sido muito preocupado em não chegar a tempo.
O oncologista mandou-a logo ao banco de urgências onde foi internada. Acusou teste positivo de Covid-19. Nos próximos dias acusou septicemia e tornou-se evidente que o cancro tinha voltado com força agressiva. Foi colocado num ventilador e sedada.
Oito dias após de chegar no seu país, na sua cidade e nos braços da sua querida irmã, o Senhor chamou a Fran Gralow para entrar na presença dEle. Era missionária vitalícia, especialista na tradução da Bíblia em línguas sem a Palavra de Deus escrita, perita na alfabetização em dialectos, e amada por milhares do povo Nyaneka em Angola e sem dúvida nos outros países em que tinha trabalhado.
Enquanto eu era o novinho adminstrador da SIM Angola, tive uma oportunidade de ouvir um pouco da história da Fran. Não explicou tudo mas soube, ao meu espanto que trabalhou vários anos em perigo constante de rebeldes (comerciantes de droga) na Colómbia; mudou para Uganda; e recusando a "idade de reforma" mudou de agência missionária para poder continuar a servir ao seu Senhor na Tchambangala, Huila, Angola.
Teve dentro dela o fogo de "trabalhos incompletos" e saiu de Angola convencida que era para ser tratado e curado outra vez. Porém o Senhor escolheu-a para servir daqui em diante perante o Trono de Deus. Embora magoados e preocupados com a interrupção do trabalho dela no nosso contexto, estamos felizes por ela. Confiamos em Deus que os muitos que ela tem treinado, e mais outros, continuarão o trabalho da implantação da Palavra escrita em comunidades Nyaneka e não só. - Norman Henderson
O grande segredo da vida é não sabermos qual é a nossa missão e qual é o nosso tempo na Terra. Mas Deus sabe de tudo. Deus sabe o que quer de nós.
ReplyDeleteConheci a missionária Fran no Lubango quando ainda eu era estudante no ISTEL, particimos de um seminário Wycliffe ligada a tradução de Bíblia na língua local e ela empenhada na língua nhaneka e vários testemunhos dela fui ouvindo quanto a sua entrega nesta causa da tradução da Bíblia para o povo nhaneka. Louvo a Deus pela sua vida e por tudo que ela fez.
Deus tem para todos nós um plano, Ele tem para todos nós uma missão, Ele tem para todos nós um propósito. Acreditamos que ao chamar a nossa irmã Fran para junto Dele é porque a sua missão aqui na terra já está cumprida e pronta para servir ao senhor no lar celestial. Cabe a nós respeitar a vontade de Deus e pedir paz e consolo para aqueles que ficam.
Para a família quero dizer que o amor de Deus nos fortalece, o amor de Deus nos guia e conforta. Nos momentos de dor, devemos entregar o nosso coração ao Senhor e Ele nos acalentará. Que confiemos somente em Cristo Jesus nosso Senhor, pois de acordo com a palavra de Deus em Apocalipse 14:13, ela descansa no Senhor "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem." Que Deus Todo-Poderoso a tenha em sua infinita glória.
Fran was really an extraordinary woman to me. I was privileged to get to spend time with her over the past year-and-a-half, especially several occasions when I stayed a couple weeks at a time at her home. We spent many evenings just sitting in her living room, each with our own book to read and a dog (or two). During those times she also told me some stories of her life and ministry. She told me about the time when she lived on the road in an RV with her two dogs. She told me of the time when, as a child, she nearly drowned in the ocean but a mysterious hand pulled her up from the water. She never found out who it was.
ReplyDeleteI learned some about her years in Colombia during very tumultuous times. They couldn't even reach one of the tribes they were working with and had to communicate by dropping notes out of a helicopter. There were times when they had to drop everything and evacuate their homes because violence was on the way. She told me that she mainly got around by motorcycle while living in the jungle. Once when she was visitng a church in rural America, she mentioned that to somebody there. They didn't really believe that she could drive a motorcycle, so she borrowed on that was in the parking lot and drove across their cornfield and back to prove it to them!
She was so brave and passionate about more people having access to the Gospel, but she was also simply a kindhearted, loving person. I am very grateful that I got to know her, but I am sad that our friendship (in this life) was as brief as it was. I look forward to seeing her again some day and hearing the rest of her stories.
-Rebecca Bontrager
Do Afonso Chinhama, Director da SIM Angola:
ReplyDeleteGraças e paz amados no Senhor.
Venho por este meio aos queridos irmãos e colegas, em primeiro lugar para dizer que devemos ter muita força e coragem ao observarmos este vazio que nossa querida irmã deixa entre nós.
Depois de uma conversa tida com a Dra Karen que está mais próximo a comunidade onde nossa colega serviu até agora, acertamos o seguinte:
1- A Data do culto memorial será 15.10.23
Local: Rio da Huila
Horas: 14:00. Para permitir que o povo vá a casa e regressa para este momento.
2- Teremos alguns pequenos gastos para coisas básicas e também de forma a ser sensível ao contexto onde trabalhou nossa colega para tal, Pedimos aos colegas da comunidade missionária quem quiser ajudar com algum valor para suprir estes gastos deverá faze-lo dentro da administração SIM-AO com irmã Raquel e depois ser encaminhada a referida ajuda ao local onde tem a equipa que está organizar.
Seria bom fazer estás ajudas até 4a feira para dar tempo a organização.
Por agora é tudo quando haver mais informações faremos chegar através dos meios que temos.
Obrigado
Juntos nEle
Afonso
Celebramos a vida da irmã Fran. Conheci ela quando secretário geral da UIEA. Tivemos bons Mentos juntos no que diz respeito a orientação de missionários e ao trabalho que realizaria na Chambangala. Depois fui pastor dela ,quando ela se tornou membro na igreja evangélica da Mitcha. Admirei sempre o pouco falar dela e o ouvir mais dos outros. Apesar de ter partido para a casa do Pai Celestial, expressamos nossa gratidão por ter convivido com ela.
ReplyDeleteA Deus toda a honra e glória para todo o Sempre Amém.
Rev. Abraão Zebedeu
Lubango - Angola.